sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Portal em prol da solidariedade

Projeto visa colocar na rede formas de fazer doações ou oferecer serviços

FERNANDO PINTO
JURANA LOPES

Muitas pessoas têm vontade de começar algum trabalho voluntário, mas nem sempre sabem como oferecer ajuda. Pensando em atender essa demanda foi criado o portal Ajudaí (www.ajudai.org.br), projeto que tem como proposta ser uma ferramenta que estabelece uma conexão entre pessoas que desejam ajudar e outras que necessitam de ajuda. Por meio dele, qualquer pessoa pode conhecer os projetos e se cadastrar. Depois da identificação, basta dizer o que pode fazer para ajudar ou o que tem interesse e doar, que a equipe do Ajudaí entra em contato.

Atualmente, o Ajudaí promove duas campanhas. A Campanha da Carne pretende conseguir verba ou doações diretas do produto, uma das maiores carências do Lar Mãe da Divina Graça. A instituição é pioneira em Samambaia, originalmente criada para cuidar de idosos. Hoje, a creche recebe cerca de 50 crianças provenientes de famílias carentes. Já a segunda campanha atualmente desenvolvida pretende recolher doações de espelhos ou de verba para aquisição desse objeto, que é utilizado para o desenvolvimento motor das crianças atendidas pela Creche Pioneira da Vila Planalto, que atende mais de 100 crianças carentes.

De acordo com Paulo Henrique Vasconcelos, um dos responsáveis pelo site, ainda não há tantas pessoas cadastradas no portal para prestarem serviço de voluntariado ou fazer doações. Entre os serviços mais necessários estão visitas a hospitais, creches e abrigos de idosos, aulas de reforço escolar, acompanhamento pedagógico, tratamento médico e dentário, consultorias profissionais em diversos segmentos ou qualquer outro talento. Já as doações podem ser de roupa usada, alimentos, material escolar, brinquedos ou qualquer quantia em dinheiro.


Ideia de projeto na rede surgiu em 2008
O projeto nasceu dos jovens participantes do Grupo Espírita Sementes de Luz (Gessel), criado em 1993, sem fins lucrativos. O grupo já desenvolvia atividades de assistência social e, ao longo do tempo, percebeu a vontade que algumas pessoas tinham de prestar serviços ou fazer doações em prol das comunidades mais carentes, mas não sabiam a melhor forma de ajudar. Assim, em 2008, surgiu a ideia de montar um portal na internet que agregaria os cadastros de voluntários para doação de bens e serviços. O portal saiu do papel em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário