sábado, 26 de novembro de 2011

Exposição: Coordenadas



Mostra vai até este fim de semana, no ECCO



Vaneska Freire e Claudiane Souza


O Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO apresenta a mostra “Coordenadas”, da artista Geórgia Kyriakakis. As obras ficam expostas até o domingo (27/11).
Coordenadas é uma mostra inédita, que reúne quarenta e seis obras da produção recente da artista, muitas produzidas especialmente para Brasília. Reunindo nove séries; Coordenadas, Continentes, Deixa passar, Elevações, Genius Loci, Horizontes Elásticos, Le it Be, Outros Continentes e Por motivo de força maior. As obras apresentam técnicas híbridas e inovadoras, em que a artista mistura livremente técnicas e materiais, como desenho, fotografia, escultura e instalação que fundem com madeiras, plástico, vidro, areia, barbante e pó de metal carbonizado.
A organização do evento estima que cerca de quatrocentas pessoas já visitaram a exposição. Os visitantes se encantam as obras, que unem harmonia e equilíbrio. “As obras são interessantes, fazem a gente se envolver, dá vontade de tocar. Eu gostei muito da obra Coordenadas, mesas de madeiras com o pó de metal carbonizado. É interessante como eles se equilibram”, destaca Natan do Nascimento, visitantes da exposição.
O conjunto da produção de Geórgia demonstra inquietações da artista, lidando com questões como limitação geográfica, fronteiras, relações de peso, equilíbrio e desequilíbrio, balanço, retenção, além de fugacidade e de temporalidade.
Geórgia Kyriakakis é uma grande representante no cenário da arte contemporânea brasileira. Formada em Artes Plásticas pela fundação Armando Álvares Penteado, mestre e doutora em Artes pela Universidade de São Paulo. A Artista desenvolve desde 1990, atividade didática, ministrando palestras, cursos e workshop em instituições culturais e educacionais, públicas e privadas.
Desde 1986, expõe regularmente em mostras coletivas e individuais, dentro e fora do país, como na Holanda, França e Espanha. Geórgia já recebeu diversos prêmios e distinções como reconhecimento de seu trabalho artístico, destacando o Prêmio Brasília de Artes Plásticas nos 12º e 13º salões Nacionais de Artes Plásticas de Brasília em 1991 e 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário