sábado, 12 de novembro de 2011

Governo faz levantamento sobre imunização no DF

Visitas começaram em setembro e já foram feitas em 12 regionais de saúde, com 2,2 mil entrevistas. A previsão é realizar mais de 4,1 mil


Fernando Pinto
Jurana Lopes



Uma equipe da Secretaria de Saúde está realizando visitas em todas as cidades para fazer um levantamento da situação da vacinação das crianças do Distrito Federal. Munidos de crachá com identificação funcional, os técnicos visitam as residências com o objetivo de conseguir dados sobre a quantidade de crianças imunizadas. Até agora, as visitas foram feitas em 12 regionais de saúde e cerca de 2.200 mil pais ou responsáveis foram entrevistados. A meta é realizar um total de 4.125 entrevistas.

Segundo Rosana Gomes, chefe do Núcleo de Imunização da secretaria, o monitoramento começou no dia 14 de setembro e está previsto para terminar no próximo mês. De acordo com ela, as cidades que ainda estão faltando receber as visitas dos técnicos são Taguatinga e Santa Maria. Ceilândia começou a receber as visitas na última quarta-feira (9). Na semana que vem é a vez de Santa Maria e na semana seguinte de Taguatinga.

Esta semana, o monitoramento aconteceu na QNR 01 de Ceilândia. Maria Valdecir Martins, moradora da quadra, disse que já vacinou o neto de 5 anos na última campanha e considera a vacinação de total importância para a saúde do neto. “Meu neto já tomou todas as doses da vacina contra o sarampo, sempre que tem campanha eu o levo para vacinar”.

A situação não é diferente com o casal Lúcia Avelino e Juracir Gomes, que tem uma filha de 5 anos. “Eu a levo em todas as campanhas porque a vacina evita muitas doenças”, explicou Juracir. Segundo o casal, o levantamento é importante, porque assim, as crianças que não estão com o cartão de vacina em dia são encaminhadas para o posto de saúde. “Tem muitas mães que deixam de levar os filhos para vacinarem. Com essa visita dos técnicos de saúde, essas crianças que não foram vacinadas têm a oportunidade de se vacinarem”, afirmou Lúcia.

Rosana disse que o objetivo das visitas é saber se as crianças do DF foram imunizadas na última campanha de vacinação contra o sarampo e a tríplice viral. “A última campanha estava imunizando as crianças com uma dose extra da vacina contra o sarampo. Se a crianças já tivesse tomado a vacina em outra ocasião e deixou de tomar nesta campanha não tem problema. Nós só iremos encaminhar para o posto de saúde, crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou estão com alguma em atraso”, explicou. Os dados colhidos nesse monitoramento serão repassados para o Ministério da Saúde, para saber se foi alcançada a meta de vacinação proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário