segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Chineses bem informados

O país possui grande número de veículos de comunicação. Só este ano, a quantidade de jornais impressos produzidos ultrapassa os 50 bilhões

JURANA LOPES

No último dia 14, os estudantes de Jornalismo da Faculdade Anhanguera de Brasília tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura chinesa, em visita realizada à embaixada da China, localizada na 813 Sul.

Uma característica marcante do país é a grande quantidade de veículos de comunicação existentes. Só o jornal de maior circulação da China produz por dia cerca de 3 milhões de exemplares. Além disso, são mais de 2 mil jornais diários e mais de 8 mil jornais periódicos produzidos no país. Somente este ano, o número de exemplares produzidos deve ultrapassar os 50 bilhões.

De acordo com Li Xiaoyo, conselheiro de imprensa da China, o jornal chinês mais caro custa o equivalente, em moeda brasileira, a 25 centavos. Além do imenso número de jornais, a China possui 254 emissoras de TV e 234 emissoras de rádio, tendo em destaque a Rádio Internacional da China, que é transmitida em todos os países do mundo.

Xiaoyo informou que a CCTV (China Central Television) é a maior emissora de televisão da China e tem uma estação localizada em São Paulo. Além disso, a Hsinhua, maior agência de notícias do país possui 400 jornalistas espalhados pelo mundo e tem uma sucursal no Rio de Janeiro.

Segundo o conselheiro de imprensa, um terço da população, estimada hoje em 1 bilhão e 300 milhões, tem acesso à internet. Outra característica interessante que Xiaoyo revelou é que na China não existem veículos de comunicação privados. “Todos os jornais, emissoras de radio e TV e agências de notícias são estatais, ou seja, são veículos públicos, do governo”, explicou.

Os chineses têm grande interesse pelas notícias do Brasil. Os assuntos que mais chamam a atenção deles são futebol, economia e cultura. Algumas novelas brasileiras também são transmitidas no país, sendo Escrava Isaura a mais famosa.


Foto: CLÁUDIO FERREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário