domingo, 27 de novembro de 2011

Atividade física é para todos

Os confortos oferecidos pela vida moderna e a tecnologia com a tendência cada vez maior em oferecer a humanidade ocupações resultam em menor esforço ao organismo e baixo consumo energético levam as pessoas ao sedentarismo.
Qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético é uma atividade física, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos.
Erica Fernandes Cortes, professora de Educação Física no Programa Qualidade e Vida da UNB, disse que as pessoas devem praticar uma atividade que mais se identifique com elas, pois o mais importante é sair do sedentarismo. Existem atividades físicas para todos os gostos, uns simplesmente fazem uma caminhada, outros preferem atividades cheias de aventuras e perigos.
No centro do Riacho Fundo I a praça do Skate atrai diariamente muitos jovens , principalmente pela aventura , emoção e velocidade.
Marcelo Oliveira tem 14 anos disse que passa a maioria de seu tempo na escola e computador, mas sempre tem um tempo para movimentar o corpo na praça do skate. “Aqui a gente diverte, conversa sorrir”. Afirma Marcelo
Segundo Erika Fernandes, toda atividade física requer alguns cuidados, orientações. Primeiramente é ir com moderação nos primeiros dias e sempre que tiver dúvidas procure um especialista. É importante as pessoas inserirem na rotina um tempo certo e ter um compromisso com ele na pratica de uma atividade física, pois maior obstáculo para as pessoas a falta de tempo .”As pessoas acabam deixando em segundo plano, devem praticar uma atividade moderada pelo menos três vezes por semana durante 30 minutos ,é o mínimo”. Declara Erika.
O programa qualidade e vida da UNB oferece atividade física há muitas pessoas , segundo Erika , após praticarem as atividades as pessoas mudam os hábitos alimentares, melhoram o sono, a auto estima e vários outros fatores, ou seja conseguem uma mudança no comportamento em favor da saúde.

Márcia Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário