sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Eles preferem comprar online

Eles preferem comprar online

Milhões de pessoas em todo o mundo têm optado por fazer compras na internet, que pode ser acessado a qualquer hora do dia. O número de consumi¬dores que aproveitam as vanta¬gens do comércio eletrônico só tem aumentado, tornando-se a melhor opção para aqueles que querem poupar tempo.
Facilidades como não preci¬sar sair de casa, escolher o me¬lhor horário para as compras, decidir o que vai comprar com calma e evitar os atropelos e insistência dos vendedores, tão comuns no comércio tradicio¬nal, certamente contribuíram para alavancar a nova maneira de comprar.
Quando o assunto é compra na internet, a maior preocupa¬ção das pessoas é o fato de ex¬por seus dados pessoais. Antes de realizar qualquer compra, boa parte dos consumidores preferem se informar antes se é seguro, utilizando a própria internet para isso. Mauro Fer¬nandes, acostumado a obter produtos em sites de vendas, não tem problemas nesse sen¬tido. “Comprar online é práti¬co. Até hoje não tive problemas relativos à segurança, ao enviar dados do meu cartão de crédito.
O problema continua sendo prazo de entregas dilatados, que não deveriam se aplicar à lojas virtuais”. Relata o consumidor.
Outra característica á favor do comércio on-line é a dispu¬ta de preços entre os diversos sites de vendas. As empresas têm a necessidade de promo¬ver ofertas, que possibilitam preços abaixo da média do mercado. Para quem compra, essa é uma boa oportunidade de comparar preços e realizar melhores compras.
De acordo com Aline Mies¬sa, proprietária de um bazar online, para manter o negocio são necessários muita atenção e pesquisa. “Para que o site tenha continuidade é preciso muita atenção. Pesquisar o que as outras empresas oferecem de melhor para os consumidores é essencial para manter o preço certo de cada produto. Eu não posso querer vender mais caro que os outros, têm que haver sempre uma comparação, pois é isso que o consumidor final vai fazer”, diz Aline.
Mas o comercio eletrônico também é motivo de transtor¬nos e arrependimento para al¬guns consumidores. Pensando nisso, o Ministério da Justiça lançou no dia 20 de agosto de 2010 uma cartilha sobre defesa do consumidor aplicada ao co¬mércio eletrônico.
As diretrizes para compras na internet foram adaptadas do Código de Defesa do Consu¬midor. A cartilha pode ser en¬contrada no site do Ministério da Justiça.



Por Lidiane Teles e Fabiane Rodrigues

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