sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ATIVIDADE FÍSICA NO TRABALHO



Para quem reclama que não tem tempo de praticar atividade física não tem mais desculpas



Raiane Costa 9206615867






A falta de tempo é dos motivos para não freqüentar a academia, mas esse não é o motivo principal; dinheiro e motivação também contribuem para a uma rotina de vida sedentária. Existem pessoas que dividem seu tempo entre rotina de trabalho, afazeres domésticos e estudos. Com toda essa correria de uma vida agitada é preciso se organizar e administrar o tempo, e deixar de lado o sedentarismo.
É uma ilusão achar que é possível fazer tudo ao mesmo tempo. A produtividade cai e há uma perda de desempenho. Pensando nesses fatores e em administrar tempo e desempenho, descobrimos que fazer muitas atividades durante o dia prejudica a saúde e não existe crescimento na sua produtividade.
Foi pensando nisso que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, incentivam o projeto “Serviço de Qualidade de Vida” que organiza e coordena um conjunto de atividades físicas que busca diversificar a rotina diária do servidor, promovendo ações que potencializem suas capacidades, talentos, bem como a melhoria de sua qualidade de vida.
Lenildo de Oliveira Leite, orientador do projeto, diz que o serviço auxilia no trabalho dos servidores, melhorando as condições físicas deles para o trabalho. “É um esforço em prevenir lesões do trabalho, especialmente em trabalhos repetitivos como digitação, além de buscar reduzir o sedentarismo, melhorar a força, a flexibilidade, o bem-estar físico e psicológico do indivíduo, bem como a melhoria nos relacionamentos interpessoais e na construção da rede social” Afirma Lenildo.
Para o coordenador sempre há um tempo em que se possa fazer algum exercício de alongamento, como alongar os pulsos naquela parada no trânsito, movimentar os ombros de meia em meia hora quando se está em frente ao computador, prestar atenção na sua própria respiração (fazendo inspirações e expirações mais prolongadas) durante o dia, se espreguiçar (hábito que muitos abandonam). “O importante é sempre que possível dar atenção ao seu corpo”. Comenta o coordenador do projeto.
Cristiane Silva, bancária, ficou bastante entusiasmada com o projeto e diz que seria interessante que todas as empresas adotassem o método. “É excelente! Seria muito bom ter um projeto desses, em um ambiente bancário que é bastante estressante”.
Diante disso, sabemos que para praticar uma atividade não é necessário gastar horas em uma academia, basta apenas se organizar e conservar bons hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário